A Drag’eau SRL, com unidade brasileira no Rio de Janeiro ( RJ), desenvolveu uma metodologia para o tratamento físico destinado a circuitos semiabertos e fechados de água. O tratamento se baseia em um tripé que abrange a descalcificação de incrustações, a reversão de processos corrosivos e o controle biológico.

 

O sistema, denominado DS-i, consiste em um dispositivo de aço inoxidável  316L, semelhante a uma válvula, que é instalado na tubulação dos circuitos de água. O equipamento impõe ao fluxo um movimento centrípeto, associado a um espectro de ressonâncias que se propagam por todo o sistema. Os efeitos são a mudança do potencial eletroquímico (redox) da água para um ambiente de redução, o que ocasiona a reversão dos processos de corrosão e a presença de sólidos suspensos, ferro total e dissolvido.

José Antonio Teixeira Alves, diretor comercial da Drag’eau, explicou que a ressonância também age sobre os carbonatos de cálcio e magnésio naturalmente presentes na água, alterando o seu formato cristalino de “calcita” (incrustante) para o “aragonita” (não incrustante). Assim, ao invés de ocorrer o acúmulo destes minerais nas paredes das tubulações e trocadores, verifica-se a sua remoção gradativa até a limpeza completa. Este efeito é um alívio para empresas que utilizam reservatórios metálicos como caldeiras, que normalmente necessitam de revestimento para operar.  Os sistemas estão disponíveis na faixa de diâmetros que vai de  ¾ até 48 polegadas.

 

 

 

Leia também:

Agregar serviços, uma forma de lidar com a alta dos preços

Soldadoras portáteis a laser chegam com força ao mercado brasileiro


 

#Drageau   #tratamentoanticorrosão



Mais Notícias CCM



Estampagem profunda auxiliada por ultrassom

O projeto VibroDraw estuda a aplicação de ultrassom nos processos de estampagem profunda como meio para reduzir o atrito e obter benefícios como economia de energia e menor desgaste do ferramental.

31/03/2025


Inscrições abertas para a 44ª edição do Senafor

Pesquisadores têm até o dia 20 de junho para inscrever trabalhos no 44º Senafor, evento que reúne quatro domínios do conhecimento relacionados à cadeia de fabricação metal mecânica.

31/03/2025


Parceria entre Miller e Novarc vai promover o uso de robótica e IA na soldagem

Empresas norte-americanas anunciaram uma parceria para o fornecimento de equipamentos de soldagem dotados de robôs colaborativos e controle alimentado por inteligência artificial.

17/03/2025